O Haras Água Boa fez a opção de criar animais de marcha picada, começando o criatório no ano de 1999. Antes de mais nada somos usuários do cavalo e desde muito tempo utilizamos este animal para jornadas de longo percurso, desde 1 dia até 7 dias consecutivos, desde 40 a 400km no total e a uma média de 40/50km ao dia.
Há mais ou menos 30 anos começamos essas cavalgadas e já testamos vários tipos de cavalos e até muares, porém nenhum chegou nem perto da montada de um Mangalarga Marchador de marcha picada.
Dentro desta nossa opção pela marcha picada buscamos antes de tudo um animal, avante, equilibrado, que não oscile e que tenha uma marcha mais dissociada.
Fisicamente pretendemos desenvolver um animal de aprumos perfeitos, com boa estrutura óssea e estatura elevada, boa garupa, cernelha e boas inserções de pescoço e cauda.
Somos um criatório dito RAIZ, ou seja, sempre prezamos pela marcha, índole, temperamento e principalmente genética. Nosso processo de criação visa substancialmente o cavalo de SELA. No entanto não nos furtamos a expor nossa tropa ao julgamento em exposições e copas de marcha. Nesse particular estamos presentes em pistas desde 2004, e de lá para cá (até a Nacional 2019) temos em números redondos 80 títulos Nacionais, e dentre eles 6 Títulos de Reservado Grande ou Grande Nacional da Raça, com os nossos PREDILETO ATLETICANO (2007), FLAUTA DA ÁGUA BOA (2012), HACKER 333 DO ARTESÃO (2014), GUARANI DA ÁGUA BOA (2015) e IRAQUE DA ÁGUA BOA (2018 e 2019). Nessas 80 rampas Nacionais inúmeros foram os animais de nosso sufixo Campeões, Reservados ou 1º Premio Nacionais, assim como vários títulos de Melhor Expositor Nacional e recentemente sempre estamos entre os 3 Melhores Criadores Nacionais. Também inúmeros são os nossos títulos no Campeonato Brasileiro de Marcha. Para além de nos envaidecer, tais títulos antes de mais nada nos faz continuar com força, garra e determinação nesse criterioso trabalho de cada vez mais nos identificarmos com esse título de o Criatório Raiz de Marcha Picada do Brasil.